HOME
CONTACT

ORIGEM DO ASHTANGA YOGA

Ashtanga Yoga é um sistema (Yoga Darshan) descrito há mais de 2.000 anos nos Yoga Sutras de Patanjali, que contém a base espiritual e filosófica de nossa prática.

Ashtanga Yoga literalmente significa ashta “oito” e anga “ramo”, os oito membros do yoga. Que são:
1- Yama (observância e conduta): Ahimsa (não-violência); Satya (veracidade); Asteya (não roubar); Brahmacharya (celibato); Aparigraha (não possessividade).
2- Niyama (Compromissos e princípios): Saucha (pureza); Santosha (contentamento); Tapas (autodisciplina); Svadhyaya (auto-estudo); Ishvarapranidhana (entrega a Deus).
3- Asana (assento, posição). 4- Pranayama (controle da respiração, retenção). 5- Pratyahara (controle dos sentidos). 6- Dharana (concentração). 7- Dhyana (meditação, contemplação). 8- Samadhi (auto-realização).

Ashtanga Yoga é um sistema antigo, uma prática tradicional de Yoga descrita por Vamana Rishi no texto mitológico Yoga Korunta, descoberta e desenvolvida por Rama Mohan Brahmachari, e passou, em 1900, a Sri T Krishnamacharya (1888-1989). Na cidade de Mysore, no sul da Índia, esse conhecimento foi transmitido ao seu discípulo Sri K. Pattabhi Jois (1915-2009), que passou mais de 70 anos pesquisando, refinando e propagando essa linhagem.

Inicia-se o método do Ashtanga Yoga no terceiro ramo (Asana). A partir dai desenvolve-se os ensinamentos dos Yamas, Niyamas e os outros membros, que são aplicados na prática de asanas e também em nossa vida diária, tudo como uma só coisa.